Pesquisar neste blog

Projeto de Aprendizagem

Planejamento do Projeto de Aprendizagem



  • Grupo: 
Carolina Pulgatti e Elyse Cardozo

  • Temática:

Currículo escolar em discussão:  Novo currículo para um novo aluno.

  • Problematização: 

Questionamos o currículo escolar atual e a formação continuada de professores onde afirmamos a importância acrescentar algumas disciplinas, que atualmente são necessárias para a aprendizagem do aluno, no currículo escolar.

  • Certezas provisórias:
Sabemos que isto é possível, pois a LDB nos auxilia.
A LDB definiu princípios e objetivos curriculares gerais para o ensino fundamental e médio sobre os aspectos:
I - duração: anos, dias letivos e carga horária mínimos;
II - uma base nacional comum;
III - uma parte diversificada.


Base Nacional Comum: são os conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, que assim se traduzem:
I - Língua portuguesa;
II - Matemática;
III - no conhecimento do mundo físico, natural da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da história e cultura Afro-Brasileira e Indígena (Geografia, História e Ciências Naturais).
IV - Artes em suas diferentes formas de expressão, incluindo-se a música.
V - Educação Física;
VI - Ensino religioso.
Tais competências curriculares são organizadas pelos sistemas educativos, em forma de áreas de conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, preservando-se a especificidade dos diferentes campos do conhecimento, por meios dos quais se desenvolvem as habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania, em ritmo compatível com as 4 etapas do desenvolvimento integral do cidadão.


Base diversificada: enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Perpassa todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e Médio, independente do ciclo de vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola. É organizada em  temas gerais, em forma de áreas do conhecimento, disciplinas, eixos temáticos, selecionados pelos sistemas educativos e pela unidade escolar, colegiadamente, para serem desenvolvidos de forma transversal. “
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA 
EDUCAÇÃO BÁSICA ,MINISTÉRIO DA 
EDUCAÇÃO, BRASÍLIA-2013.

  • Duvidas temporárias: nossas dúvidas sobre esse assunto
Será que isso um dia irá acontecer?
Quanto tempo poderá demorar para essa realidade tomar conta das escolas?
Os professores irão se capacitar para poder oferecer um ensino de qualidade?

  • Sistematização:
Compartilhar novas ideias para serem inseridas no currículo escolar, podendo assim incentivar os alunos a ter mais interesse pela aprendizagem, assim como, proporcionar uma melhor qualidade no ensino.

3 comentários:

  1. Mudanças curriculares sempre são necessárias, tanto a nível micro (planos de aula, planos de estudo) ou macro (projeto pedagógico da escola). As escolas necessitam uma readequação curricular com relação ao público que atendem, flexibilizando seus planejamentos de forma que agregue conteúdos que sejam úteis na vida do aluno, que ele perceba sentido no que está estudando em sala de aula. Currículo também é sociocultural, político, ideológico e reprodutor de modelos socialmente aceitos, e impregnado de meios reguladores (como por exemplo, no regimento da escola está escrito que as meninas não devem vir com saias ou decotes muito curtos). Nesse sentido o currículo passa a ser viso do ponto de vista pós estruturalista (consultar Alfredo Veiga Neto e Marisa Vorraber Costa).

    ResponderExcluir
  2. Novas disciplinas na escola seria muito interessante. Pois, as crianças necessitam sempre de coisas novas, se não as aulas vão se tornar massantes! Parabéns meninas pelo blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela atenção de vocês.
      Lembrando que futuras sugestões serão sempre bem vindas. beijos.

      Excluir