Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de junho de 2015

POLÍTICA

Política na Escola
"A política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana"  - Aristóteles


O “Política na Escola” é um projeto de extensão de ação contínua vinculado ao Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Nesse projeto são desenvolvidas atividades que abordam assuntos como política, participação, democracia, direitos, entre outros, junto a crianças, em seu ambiente escolar.
O público-alvo é composto por crianças, em geral entre nove e doze anos. Esta faixa etária foi escolhida por ser a fase de desenvolvimento na formação dos conceitos morais do indivíduo e o intuito do projeto não é ensinar conteúdos, mas construir, junto com as crianças, uma nova postura diante da política. Com a consciência de que as aulas expositivas cansam facilmente estudantes nessa idade, procura-se sempre planejar encontros lúdicos e participativos, com dinâmicas, histórias em quadrinho e teatros.
Uma das maiores preocupações é não doutrinar as crianças segundo as crenças políticas dos membros do projeto, devido à concepção de não existir uma única opinião correta e as atividades propõem aos estudantes reflexão, para encontrar suas próprias explicações sobre o mundo político que os rodeia. Recorrentemente as crianças apresentam soluções e visões de mundo inovadoras, permitindo uma troca de aprendizado e formação de saber entre educando e educador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário