Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de junho de 2015

COMO FAZER UMA HORTA ESCOLAR?

 Horta Escolar

Por que fazer uma horta? 
Com uma pequena horta na escola ou em casa pode-se ter verduras e legumes fresquinhos e sadios o ano inteiro, com baixo custo, bastando para isso que a terra seja adubada, molhada e tratada com carinho.
O que plantar ? 
Algumas hortaliças são mais apreciadas pela família do que outras, entretanto, recomenda-se variar ao máximo, utilizando tanto as folhosas (alface, couve, salsa, cebolinha, mostarda, etc.), como os frutos (vagem, quiabo, abóbora, tomate, etc.) e tubérculos/ raízes (batata-doce, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete, etc.), porque uma alimentação mais diversificada tem melhor qualidade para a boa saúde de todos.
Qual o material necessário ?
Para os canteiros, necessita-se, principalmente, de pá, enxada, ancinho, estacas e barbante. Outros materiais se tornam importantes na manutenção das hortas: carrinho de mão, enxadinha (sacho), enxadão, mangueira, regador e pulverizador.
Qual o local mais adequado ?
O terreno deve ficar próximo à residência e distante de fossas e esgotos. É conveniente que seja arejado, recebendo a luz direta do sol. O excesso de sombra compromete muito o desenvolvimento das hortaliças, entretanto, não é necessário que o local fique muito longe das árvores, porque elas abrigam pássaros que são úteis no controle dos insetos. O terreno deve ser cercado para evitar a entrada de animais e, se na área ocorrerem problemas com ventos, recomenda-se a utilização de cercas vivas, que funcionam como barreiras. Outra precaução é evitar áreas alagadiças; no caso de não ter outra alternativa, fazer valetas para drenagem do excesso de água. Finalmente, a qualidade da água para a rega é extremamente importante, pois a água com impurezas pode contaminar os alimentos.


Crianças confeccionando uma horta escolar

Horta colorida e divertida



Nenhum comentário:

Postar um comentário